Rodrigo Viana nasceu em Ilha Solteira (SP), mas adotou Araraquara (SP) como cidade natal. Em 2014 recebeu o Título de Cidadão Araraquarense na Fonte Luminosa, estádio da Ferroviária, time de coração e onde jogou nas categorias de base. Jornalista e Mestre em Estudos Literários pela Unesp, foi professor de pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Novas Mídias. Deu aulas na Unesp, Unip, FMU e na Universidade Anhembi Morumbi, em parceria com a Escola de Estudos Universitários do Real Madrid, da Espanha. Também especializou-se em Marketing Esportivo pelo ENAF e em ‘Jornalismo 2.0’ pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas,em Austin, EUA. Foi jurado da 11ª edição do Troféu Mulher IMPRENSA, único prêmio do Brasil destinado a reconhecer o trabalho das mulheres nas redações brasileiras e Jurado Técnico da 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Telejornalismo.

Foi colunista da Revista Imprensa e do Diário Lance!. Ministrou palestras, oficinas e workshops em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e com a Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). Tem dois (2) livros publicados: “A Bola e o Verbo”, pela Summus Editorial, o e-book “Futebol Quântico”; e outros três (3) em co-autoria, “Simplesmente Zico” (de Priscila Ulbrich), “O mundo é mais bonito pelo olho da poesia” (org Guilherme Azevedo) e “Dribles literários – Brasil e Alemanha” (Goethe-Institut, Alemanha).

Criador do FutCiência – grupo de estudos interdisciplinares dentro da Universidade do Futebol – também é membro do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol.

Com abordagem e formação multidisciplinar, também é certificado em Constelações Sistêmicas pelo Instituto Imensa Vida (Belo Horizonte). Em  Programação Neurolinguística (PNL) pelo Centro de Transformação e Vivência (Bauru), em Hipnose Clínica, pelo Instituto Mente Clean (Araraquara), Reike, pelo Reikidesignios e Coaching, pelo IPED e Universidade Mackenzie É o idealizador do conceito de Esportividade Quântica. Integra a Seleção Brasileira de futebol dos escritores, o ‘Pindorama’, projeto de Literatura e Futebol que teve vários gramados e palcos, como a Flip, em Paraty.

Como jornalista atuou em todas as grandes emissoras de Tv do Brasil. Além do início na EPTV, Viana passou pela Globo Minas, Tv Cultura, Record e Band. Pelo SBT, esteve no Japão cobrindo o título mundial do Corinthians em 2012 e a Copa das Confederações em 2013. No Sportv/Globo realizou, com destaque da mídia especializada, a cobertura da Copa do Mundo no Brasil. Em seguida foi contratado para ser o Editor de Eventos Esportivos da Tv Brasil.

De volta a Araraquara passou a atuar, ao lado do jornalista José Carlos Magdalena, no Jornal da Morada e na Tv Cultura Paulista. Recentemente foi contratado pelo portal Uol para apresentar, junto com João Carlos Albuquerque, duas vezes na semana “Os Canalhas”. Também pelo Uol, tem um blog e colabora eventualmente com reportagens especais.

Firmou sua mais nova parceria com a NWB, rede de canais digitais líder de mercado e referência no vertical de esportes, rede de canais afiliados e agência de talentos para “influencers de esportes”

*Demais contribuições acadêmicas, participações em bancas, supervisão e orientação de trabalhos, favor consultar currículo lattes no site: http://lattes.cnpq.br/1249150286539443

Abrir chat
1
O Blog do Rodrigo Viana agradece seu contato.
Envie sua pergunta, crítica ou sugestão!