O técnico campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990 e com passagem por grandes clubes do Brasil e do Japão, Nelsinho Baptista é o convidado do Toque de Letra desta segunda-feira (07/08), ao vivo pela Tv Cultura Paulista, em sinal aberto para o interior de São Paulo.
Nelsinho, aliás, é cria do interior: além de estrear como profissional, aos 16 anos, como lateral, pela Ponte Preta, como técnico protagonizou a chamada ‘Final Caipira’: histórica final do Campeonato Paulista de 1990, única que reuniu dois clubes do Interior. Foi vice-campeão pelo Novorizontino diante do Bragantino após dois empates pelo mesmo placar: 1 a 1. O Bragantino foi campeão por ter melhor campanha.
Mas o primeiro e grande título de Nelsinho foi pelo Corinthians, com a conquista do Campeonato Brasileiro, em 1990.
Nelsinho é o único técnico que dirigiu os quatro grandes clubes paulistas: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Em Campinas, também já comandou Ponte Preta e Guarani. Também foi seu primeiro título nacional como técnico.
No Japão, foi um dos pioneiros na ‘Era Profissional’ nos anos de 1990. Trabalhou em quatro décadas diferentes – 1990/2000/2010/2020. É o técnico estrangeria com maior longevidade – 17 anos. Conquistou 10 títulos. Reverenciado como ‘Samurai Nelsinho’, por ser guerreiro e fiel.
Duras críticas a Andrés Sanchez
Conhecido pela personalidade forte, Nelsinho Batista, em entrevistas recentes a outros programas, tem relembrado com tristeza o momento mais complicado que viveu no Parque São Jorge: o rebaixamento para a Série B do Brasileiro, em 2007.
Nelsinho chegou na reta final da competição, mas não conseguiu evitar a primeira queda do Timão. Ele fez duras críticas a Andrés Sanchez, que havia assumido a presidência do clube no lugar de Alberto Dualib poucos meses antes. O programa de hoje promete repercutir a história.
Presenças ilustres
Para entrevistar o campeão brasileiro Nelsinho Batista, além do âncora Rodrigo Viana, outros convidados especiais. O jornalista Marco Antonio Rodrigues, o Bodão. Maurício Noriega, outra grife da imprensa nacional, o polêmico José Carlos Magdalena, além da participação de Zenon, ídolo do Guarani
SERVIÇO:-
Data: 07/08 – Segunda Feira
Toda segunda-feira, das 19h45 às 21h00 com reapresentação às 23h45, depois do Roda Viva
COMO ASSISTIR:-
Campinas – TV Aberta Canal 10.1 – Claro/Net Canal 22 e 522 HD
Araraquara – TV Aberta Canal 7.1 – Claro/Net Canal 12 e 512 HD
Sorocaba – TV Aberta Canal 41.1 – Claro/Net Canal 17 e 517 HD
São Carlos – TV Aberta Canal 11.1 – Claro/Net Canal 18 e 518 HD
Ribeirão Preto – TV Aberta Canal 4
Internet: plataformas digitais da TV Cultura Paulista e canais do Rodrigo Viana
Facebook: www.facebook.com/tvculturapaulista
Youtube: www.youtube.com/tvculturapaulista
www.blogdorodrigoviana.com.br