O futebol mudou e a Ferroviária também!

Ricardo é jogador revelado pela Ferroviária, hoje no Internacional e Seleção Brasileira sub-17 (Millena Cravo/Ferroviária SAF)

Até o final desta semana, enfim, deve ser ser anunciado o novo acionista da Ferroviária. Nos bastidores já é dado como certa a venda das ações de Saul Klein para um grupo de investidores, que trará, de carona, a equipe empresarial de Giuliano Bertolucci para aquisição e negociação de jogadores. A Estrella Galícia deve continuar como patrocinadora.

É preciso o torcedor entender que o futebol é, cada vez mais, um grande negócio. E grandes negócios não se fazem sem dinheiro. A Ferroviária sustenta uma estrutura com mais de 200 pessoas entre funcionários e colaboradores, mantém equipes da base ao principal em todas as categorias, no masculino e feminino e, hoje, detém uma das melhores estruturas do interior do país.

Todos sabemos que os 19 anos fora da elite do futebol de São Paulo mostraram um cenário diferente para a cidade de Araraquara, que até então estava acostumada a ver o time atuando diante de grandes potências paulistas. Foi preciso mudar. De 2016 até agora, o time permanece na elite. E isso é sim, fundamental.

Depois da gestão manchada pelos escândalos sexuais e pelas constantes interferências do acionista majoritário da MS Sports, a diretoria da Ferroviária transformou o clube de SA em SAF, deixando-o mais atraente para que novos investidores pudessem, enfim, adquirir as ações de Klein.

Contrapartida 

“Os empresários vem apenas para usar a Ferroviária como vitrine” é o que mais ouço do torcedor crítico que, com uma razão apaixonada acaba fazendo um discurso desconectado com a atual realidade do futebol.

Além de lucrar com a venda direta de alguns atletas, a Ferroviária como clube formador, não desgruda o olho do ‘mecanismo de solidariedade da Fifa’, que é uma forma de compensar os clubes pela formação de atletas, de modo que a cada transferência internacional do jogador, o clube formador possa receber ate 5% do valor.

Ricardo, joia da Ferroviária que foi para o Internacional e Seleção Brasileira, destaque do amistoso contra o Paraguai na última terça-feira (Rafael Ribeiro/CBF)

Imagine você, por exemplo (e são dezenas de exemplos) se o atacante Ricardo Mathias, destaque da Seleção Brasileira Sub-17 na última terça-feira (08), na vitória contra o Paraguai por 1 a 0, em preparação para o Sulamericano, seja vendido para um time do exterior, o que, convenhamos, é uma possibilidade bem real. O retorno para a Ferroviária, clube formador, será imediato.

Ora, Ricardo, de apenas 16 anos, era jogador da Ferroviária até o início do ano. Foi contratado pelo Internacional de Porto Alegre, já é destaque da Seleção Brasileira e o futebol internacional é um horizonte provável.

É dentro desse contexto e, de novo, no mecanismo de solidariedade da Fifa, que a nova ordem do futebol gira. E a Ferroviária está muito bem inserida, em todas suas categorias, seja no masculino ou no feminino, nesta roda.

Saulo está de volta

O goleiro Saulo, que defendeu a Ferroviária nas últimos 3 Paulistões e que defendeu a Chapecoense no campeonato brasileiro da série B, vai ser o goleiro da Ferroviária no Paulistão 2023.

Saulo deve vestir a número 1 na Ferroviária no Paulistão (Divulgação)

Aline Gomes é a revelação do Brasileirão 2022

Seguindo nesta mesma linha, a selecionável e grande joia do futebol feminino da Ferroviária, Aline Gomes, foi eleita a revelação do Brasileirão Feminino 2022. A divulgação foi feita pela CBF junto com a seleção da competição.

Aline marcou um gol no campeonato nacional, contra o Corinthians. Ao todo, ela fez 10 dos 17 jogos das Guerreiras Grenás na competição. Pela Ferroviária, a atacante foi campeã do Paulista sub-20 neste ano, marcando o gol do título, e subiu ao profissional em agosto.

Na atual temporada, ela também serviu à Seleção Brasileira em duas categorias e dois mundiais: o sub-17 e o sub-20.

Lembrando que no Brasileirão deste ano, a Ferroviária caiu para o São Paulo nas quartas de final. A campanha teve 7 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com 23 gols marcados e 16 sofridos.

Mais Seleção Brasileira

Vale sempre lembrar que nossa Luciana está relacionada para o jogo de amanhã, terça-feira (14), pela Seleção Brasileira principal, na Neo Química Arena, no amistoso data-fifa contra o Canadá.

Flamengo e Internacional na final da Ladies Cup em Araraquara

O Internacional garantiu a vaga na decisão do Torneio contra o Flamengo, primeiro colocado do grupo A, em que a Ferroviária estava. O jogo está marcado para as 14 horas (de Brasília) desta terça-feira, na Fonte Luminosa, em Araraquara.

O Flamengo venceu a Ferroviária e vai fazer a final contra o Internacional, nesta terça, na Arena da Fonte (Tiago Pavini/Ferroviária SAF)

A Ferroviária se despediu da Ladies CUP 2022 com derrota para o Flamengo por 1 a 0. As Guerreiras Grenás voltam sua atenção agora para o Campeonato Paulista, em que o time grená enfrentará o Palmeiras, na Arena Barueri na próxima quarta-feira (16) às 21h30.

Quase lá

A Ferroviária largou na frente na disputa por vaga para a final do Paulista Feminino Sub-17. Na manhã de sábado (12), a equipe encarou o Santos e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Geovanna. A partida foi na Arena da Fonte.

Geovanna comemora o gol da vitória na partida contra o Santos (Tiago Pavini/Ferroviária SAF)

O time da Ferroviária encerrou a invencibilidade de 10 vitórias do Santos, além de ter a sua defesa vazada pela primeira vez dentro da competição. Agora, a Ferrinha joga pelo empate, nesta terça (15), no CT Rei Pelé, para confirmar a vaga em mais uma decisão estadual.

O futebol mudou. A Ferroviária também. E pra melhor!

A partir de agora, #VaideQatar

A partir deste domingo, restando uma semana para a abertura da Copa do Mundo, este blog volta o olhar para o Mundial do Qatar, junto com o programa, comandado por este colunista na Tv Cultura Paulista, #VaideQatar!

Por óbvio que as informações sobre a Ferroviária serão, como sempre, atualizadas com prioridade. Bom feriado!

Comentários
Artigo anteriorNovos acionistas da Ferroviária – Atualização
Próximo artigoFerroviária na final em todas as categorias do Feminino!