Magdalena e Rodrigo Viana, com intermediação de Bodão, falam sobre Futebol e Literatura hoje na Flisol

A discussão, com 1 hora de duração, é um prato cheio pra desvendar o Futebol na Literatura e suas relações (Divulgação)

FliSol reúne os jornalistas, sob a mediação de Marco Antonio Rodrigues “Bodão”, no CEAR a partir das 18 horas

O esporte ganha destaque na programação do Esquenta da FliSol – Feira Literária da Morada do Sol nesta quinta-feira, 03 de novembro, às 18 horas, no CEAR – Centro de Eventos de Araraquara e Região. Participam os jornalistas José Carlos Magdalena e Rodrigo Viana, sob a mediação de Marco Antonio Rodrigues, o “Bodão”.

José Carlos Magdalena é jornalista com passagem pelo Estadão, Jornal da Tarde e TV Manchete. Atualmente, é diretor de jornalismo da Rádio Morada (Araraquara/SP), onde apresenta o Jornal da Morada, programa líder em audiência há quase quatro décadas, e também dirige e apresenta programas jornalísticos na TV Morada do Sol e TV Cultura Paulista. Magdalena é autor de “Um Século de Silêncio”, pela Editora Senac, finalista do prêmio Jabuti de 1997; “Bandoleira”, prêmio Biblioteca Escola, da Biblioteca Nacional, e “Um Rádio no Porão”, ambos pela Editora Letras do Pensamento, responsável também pela edição de “O Pouso da Nave Louca”

O jornalista Rodrigo Viana é Mestre em Estudos Literários, pela Unesp, professor de pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Novas Mídias. Foi colunista da Revista Imprensa, do Lance! e do UOL. Em 2013, lançou, no Museu do Futebol em São Paulo, “A Bola e o Verbo – o futebol na crônica brasileira”, um clássico. Especializou-se em Marketing Esportivo pelo ENAF e em ‘Jornalismo 2.0’ pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas,em Austin, EUA. Trabalhou no Esporte das principais emissoras de TV aberta do país: Globo, Record, SBT e Band, com destaque para a cobertura da Copa do Mundo de 2014 pelo Sportv/Globo e o título mundial do Corinthians em 2012, no Japão, pelo SBT.

O mediador do encontro, Marco Antonio Rodrigues –conhecido como Bodão, graças ao cavanhaque, que se tornou marca registrada – trabalhou durante mais de 40 anos na Globo. Chegou na emissora em 1979, a convite do então diretor da Central Globo de Jornalismo, Armando Nogueira, graças a uma reportagem que escrevera para o Jornal da Tarde, sobre a história do jogador Garrincha, então nos seus últimos anos de vida. Durante anos, equilibrou-se entre o jornalismo impresso, que lhe rendeu um prêmio Esso, e a televisão. Foi editor no Bom Dia São Paulo, onde também apresentava o noticiário esportivo, editor-chefe do Globo Esporte, dos telejornais locais SP1 e SP2 e do Jornal Hoje. Em 2003, assumiu a gerência de Jornalismo das Afiliadas, responsável por garantir a sinergia editorial entre os telejornais locais e a rede. Seguiu conciliando a atuação na coordenação o telejornalismo das afiliadas da rede, como o trabalho de comentarista dos programas Arena SporTV e Bem, Amigos!, do canal SporTV.

O CEAR está localizado na Rua Ivo Antônio Magnani, 430, na Fonte Luminosa. Vale destacar que, na sexta (04), será realizada a abertura oficial da FliSol, também no CEAR, a partir das 18 horas, com a exposição Ignácio de Loyola Brandão reunindo ilustrações de Lauro Monteiro e curadoria de textos de Silvana Santoro; a partir das 19h30, haverá a mesa com o autor homenageado, Ignácio de Loyola Brandão, com o convidado especial Zé Celso Martinez Corrêa, sob mediação de Silvana Santoro e com a participação do ator João Vitor Zanatto.

A FliSol é um projeto de incentivo à leitura que alinha a literatura a outros segmentos artísticos para fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro. O objetivo deste projeto é a difusão cultural, incentivo à leitura, assim como a defesa e a preservação do patrimônio cultural imaterial, divulgando a rica herança literária do Brasil.

Toda a programação é gratuita. A Flisol é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e conta com os seguintes parceiros: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV.

SERVIÇO:

Esquenta FliSol – Festa Literária da Morada do Sol apresenta:

Mesa Literária: “A Bola e o Verbo”

Com os jornalistas e autores: José Carlos Magdalena e Rodrigo Viana, sob mediação de Marco Antonio Rodrigues “Bodão”

 

Local: CEAR (Rua Ivo Antônio Magnani, 430 – Fonte Luminosa)

Dia: quinta-feira (03 de novembro)

Horário: 18 horas

Grátis

Comentários
Artigo anteriorFerroviária cai no grupo do Corinthians no Paulistão!
Próximo artigoBertolucci está muito perto de ser o novo acionista da Ferroviária