Há coisas na Ferroviária que ninguém explica.
Agora, por exemplo, surge a notícia de que a Ferroviária pode negociar em definitivo com o Santos, o meio-campo Vinicius Zanocelo, emprestado ao clube de Pelé desde o meio de 2021. Seu contrato com a equipe da Vila Belmiro vai até maio de 2023. Já o contrato com a Ferroviária expira em dezembro de 2025. Pois bem.
O acordo entre as equipes prevê a compra de 60% dos direitos econômicos por 2 milhões de euros (cerca de R$ 11 milhões de reais). O restante ficaria preso à Ferroviária visando uma negociação futura. Mas será?
As negociações estão sendo conduzidas pelo empresário do jogador e não pela Ferroviária. O empresário é simplesmente Giuliano Bertolucci, um dos principais do mundo, com entrada livre em clubes da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.
Novela
Em fevereiro deste ano, a Ferroviária cobrou o Santos na Justiça pelo empréstimo de Zanocelo. O valor da ação era de quase 500 mil reais. Três dias depois, retirou a ação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O motivo? Falha na comunicação, já que haveria um acordo para postergação do pagamento.
Bem, o Santos programou novo pagamento para março. Pergunto: o pagamento foi feito ou o Santos pretende receber um desconto ou, ao menos, ter um novo prazo para quitar o débito? Se foi feito, quanto a Ferroviária recebeu, de fato?
Há quem acredite que a cobrança teria sido feita já pelo pessoal da Estrella Galícia, com seu departamento jurídico fazendo uma “limpa” antes de assumir o clube e, assim, observando o débito.
Porém, como a empresa que cuida da carreira de Vinicius Zanocelo ainda tem ações na Ferroviária (Bertolucci e Saul Klein se constituíram como ‘sócios’ em alguns jogadores), pode ser que a maioria desse montante não tenha ficado com a Ferroviária. Pode ser …
Como sempre, a Ferroviária nada informa. A justificativa dada à época da ação foi a de ‘salvaguardar os acordos comerciais contratados pela instituição, (…) só comunicará apenas novas contratações ou prorrogações de contratos em vigência. O clube não se manifestará sobre assuntos internos decorrentes da negociação de atletas.’ Um verdadeiro absurdo.
Como o blog apurou, a Estrella Galícia deve assumir o comando da Ferroviária em 1° de junho. Espera-se que este e outros assuntos sejam postos às claras. O torcedor merece.