A Ferroviária e o Santos precisavam da vitória para fugir do rebaixamento e fizeram um duelo eletrizante na noite desta quarta-feira (16), na Fonte Luminosa, em Araraquara, em jogo adiado da décima rodada do Paulistão por falta de energia na semana passada.
O empate por 3 a 3, definido nos acréscimos do segundo tempo, numa bobeada da zaga da Ferroviária, deu o tom da situação desesperadora dos dois times, ainda ameaçados pelo rebaixamento. Hygor, numa noite inspirada, Thomaz e Bruno Mezenga fizeram os gols da Locomotiva. E Lucas Braga, Marcos Leonardo e Léo Baptistão, aos 48 minutos do segundo tempo marcaram para o Peixe. O resultado mantém os dois ameaçados de rebaixamento. O Peixe, porém, também tem chance de classificação.
O jogo
Atrasado em dez minutos por conta das fortes chuvas em Araraquara, o duelo começou com um lance de perigo da Ferroviária a menos de um minuto. Vidal arriscou de fora da área, e João Paulo defendeu. O Santos, na sequência, dominou a partida e foi para cima. Aos 10, Marcos Leonardo tentou uma bicicleta, mas sem sucesso. Antes de abrir o placar, o Peixe fez dois gols que foram invalidados. Aos 15, Lucas Barbosa estava impedido. E, aos 19, o árbitro marcou falta de Marcos Leonardo em Didi antes da conclusão. Aos 27, enfim, o Santos saiu na frente. Depois de passe de letra de Marcos Leonardo, Lucas Braga chutou na saída de Saulo. Só que a alegria do Peixe durou pouco. Cinco minutos depois, Hygor empatou de cabeça. O empate fez a Ferroviária crescer e virar o jogo aos 44 minutos, em chute de fora de Thomaz. Mas o Peixe não se abalou e deixou tudo igual aos 48. Marcos Leonardo, após toque de Lucas Barbosa.
Segundo etapa
O Santos arriscou aos oito minutos com Ricardo Goulart, mas o chute foi para fora. A Ferroviária reagiu aos 10, em cabeçada perigosa de Hygor que passou perto do travessão de João Paulo. Logo na sequência, Marcos Leonardo teve chance, mas o arremate saiu pela linha de fundo. Quando a Ferroviária tinha mais controle, Léo Baptistão marcou para o Santos de cabeça, após cruzamento de Lucas Pires. Mas o árbitro marcou impedimento. Foi o terceiro gol anulado do Santos no jogo. O Peixe foi para cima na reta final, mas a Ferroviária, de pênalti, aos 45 minutos, voltou a ficar na frente. Bruno Mezenga bateu colocado, sem chance para o goleiro João Paulo. Mas a noite não tinha acabado. Aos 47 minutos, Léo Baptistão aproveitou a sobra na pequena e a bobeada tremenda da zaga afeana e deixou tudo igual na Fonte Luminosa.
Na última rodada, a Ferroviária recebe o Mirassol, no sábado (19), às 16 horas, na Arena da Fonte. No mesmo dia e horário, o Santos pega o Água Santa, na Vila Belmiro. Os torcedores ficam atentos também ao duelo entre Ponte e Ituano, no mesmo dia e horário. Caso a Ponte Preta vença o Ituano e a Ferroviária perca para o Mirassol, o time de Araraquara pode ser rebaixado, a depender de um resultado do Santos também.
Um sábado que promete e que deve ser o último de Elano à frente do time. O treinador, aliás, não comemorou o terceiro gol da Ferroviária. Conforme informou este blog, um novo grupo acionista, a cervejaria Estrella Galícia, estaria assumindo as ações do clube e já estudando novos técnicos. O nome de Thiago Carpini, do Santo André, seria bem visto pelo novo grupo. É esperar e aguardar.
(com colaboração do ge.com)