De acordo com Eliana Honain, Secretaria de saúde, atletas de alto rendimento de Araraquara passarão por testes do novo coronavírus visando o retorno seguro aos treinamentos.
Os atletas serão testados por meio de testes rápidos que foram recebidos do Governo Federal. Ao todo, foram nove mil testes, que estão sendo aplicados e processados pela Universidade de Araraquara (Uniara).
“Recebemos do Ministério da Saúde nove mil testes rápidos pela punção digital. Mas, temos no comitê vários infectologistas e decidimos, porque apresenta uma eficácia melhor, quando é feito através da punção venosa, só que para isso tínhamos que fazer a centrifugação e leitura do teste. Aí a Uniara nos auxiliou nessa situação e hoje faz 300 exames por dia”, explica.
Eliana Honain ressalta que os testes rápidos já foram aplicados em toda a rede de Saúde, nos profissionais que atuam na segurança pública e agora os atletas de alto rendimento. “É um pessoal que precisa continuar os seus treinamentos com todos os cuidados necessários”, defende.
No início da semana, o Comitê de Contingência do Coronavírus anunciou que fará a testagem de todos os trabalhadores da Prefeitura que atuam com atendimento ao público. Inicialmente serão testados os funcionários do Paço Municipal, depois os que atendem na secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.